Metodologia de Ensino utilizado na capoeira: breve histórico

:: Metodologia de Ensino utilizado na capoeira: breve histórico

Por Mário Antônio de Moura Simim

A capoeira atualmente está inserida em diversas camadas da sociedade, sendo ensinada em escolas, projetos sociais, academias, praças e etc. Com esse desenvolvimento da capoeira, tanto no Brasil, quanto no mundo, é que vamos abordar o assunto sobre o método de ensino da capoeira. Em primeiro lugar vamos abordar o contexto histórico, para depois, apresentar algumas dicas sobre o tema.

Nos primórdios da capoeira, ela se aprendia “de oitiva”, ou seja, sem método ou pedagogia. O aluno aprendia através de uma relação direta com o Mestre e,  na maior parte das vezes, o aprendizado dava-se na própria roda de capoeira. Muitos dos famosos mestres aprenderam dessa maneira a arte da capoeira.

Após o período da escravidão, em 1907, foi lançado anonimamente a obra “O Guia do Capoeira ou Ginástica Brasileira”, assinado por O. D. C (Ofereço, Dedico e Consagro), que tinha como finalidade disseminar a capoeira nas forças navais, além de criar uma ginástica brasileira. A obra aborda os seguintes temas: Posições, Negaças, Pancadas Simples, Defesas Relativas, Pancadas Afiançadas.

O ano de 1928 é marcado pela publicação do livro “Ginástica Nacional (Capoeiragem), metodizada e regrada”, de autoria de Aníbal Burlamaqui - Zuma, considerada um aperfeiçoamento e extensão da obra de O. D. C.. O autor apresenta informações sobre a história, os métodos e regras, golpes, e contra-golpes que fazem parte da aprendizagem e divulgação da ginástica nacional capoeiragem.

Em 1936,  Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, cria a “Luta Regional Bahiana”, que veio a se chamar Capoeira Regional. Mestre Bimba cria uma sequência de movimentos de ataque, defesa e contra-golpes para auxiliar os alunos na aprendizagem da capoeira, sendo esse considerado o primeiro método de ensino da capoeira.

Já em 1945, no Rio de Janeiro, Inezil Penna Marinho publica “Subsídios para o estudo da metodologia do treinamento da capoeiragem”, obra dedicada aos capoeiras do Brasil, em especial a Zuma e ao “velho Sinhozinho”, por tanto estarem trabalhando para que a capoeiragem não desaparecesse.

A década de 60 é marcada pelo surgimento do Grupo Senzala, que foi responsável pelo modelo de aulas de capoeira a qual estamos acostumados. Ao observar a sequência de Bimba e após muito treinamento, os integrantes do Grupo Senzala criaram um laboratório para testar novas metodologias de aula. Assim, após anos de estudo, criaram um método de ensino baseado na movimentação básica da capoeira e nas direções (frente/trás, direita/ esquerda, alto/baixo e etc), aliando um treinamento técnico sistemático à criatividade e espontaneidade.


 CAPOEIRA

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