CARLOS SENNA

 Carlos Senna nasceu em 28 de outubro de 1931, na cidade de Salvador, Bahia. Iniciou sua caminhada na Capoeira em 1949, pelas mãos de Mestre Bimba. Carlos Senna, também conhecido como Senna Preto, era um aluno muito aplicado, formando-se na Capoeira Regional em 1950. Em 1953,
participou da equipe de Mestre Bimba em uma apresentação de capoeira para o Presidente Getúlio Vargas.


Em 1954, assumiu a função de Diretor Técnico do Centro de Cultura Física Regional (CCFR). Já em 25 de outubro de 1955, fundou o Centro de Pesquisa, Estudo e Instrução Senavox, o que causou certo mal-estar entre ele e Mestre Bimba, com sérios reflexos para os companheiros da Capoeira Regional. O Centro Senavox tinha como atividade o ensino da Capoeira Estilizada  baseada nos conhecimentos da Capoeira Regional e diferenciada na forma (criando toda uma ética para a capoeira), no intuito claro de mostrar à comunidade capoeirística, que tinha vida própria; assim o termo Senavox representa a Voz de Senna.

Pesquisador nato investigou e introduziu o uso do Abadá, um traje para ser usado pelos capoeiristas, baseado nas roupas dos carroceiros, estivadores, trapicheiros. Criou também uma saudação específica, onde o capoeirista colocava a palma da mão direita no peito, na altura do coração e pronúncia a palavra Salve, ao mesmo tempo, em que faz um gesto suave de cumprimento ao companheiro de jogo.

Um feito marcante de Mestre Carlos Senna foi à introdução dos cursos de Capoeira nos Clubes Sociais da Bahia, que eram tidos como os clubes que reuniam a nata da sociedade baiana, além de ter sido um dos responsáveis pela introdução da capoeira nas Escolas.

No ano de 1972, o Mestre Carlos Senna foi autor de duas propostas junto ao Conselho Nacional de Desportos (CND), que culminou com a proclamação da capoeira como esporte nacional do Brasil.

Mestre Carlos Senna escreveu dois livros; o primeiro intitulado Capoeira: arte marcial brasileira (1980) e o segundo, Capoeira Percurso, publicado pela Sennavox, em 1990.

Mestre Senna faleceu em 04 de novembro de 2002, com 71 anos de idade, sendo inegavel sua colaboração para o desenvolvimento da capoeira esporte.

Fonte: CAMPOS, Hélio José Bastos Carneiro. Capoeira Regional: A Escola de Mestre Bimba. 346f. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, Salvador. 2006.CAPOEIRA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog