MESTRE JOÃO GRANDE

João Oliveira dos Santos - o Mestre João Grande - nasceu em 15 de janeiro de 1933, em Itagí, no sul da Bahia. João Grande viu capoeira pela primeira vez na Roça do Lobo, onde estava acontecendo uma roda de rua, com diversas personalidades importantes, tais como Menino Gordo, Mestre Barbosa, Cobrinha Verde, João Pequeno (que o levou para a Academia de Mestre Pastinha), dentre outros.
Mestre João Grande se tornou um capoeirista aclamado pela sua maneira de jogar, sendo que Mestre Pastinha o considerava como um gavião. Quase cego, Mestre Pastinha delegou a direção da Academia a seus dois melhores auxiliares, João Pequeno e João Grande. Segundo Mestre Pastinha, “eles serão os grandes capoeiras do futuro... a estes rapazes ensinei tudo que sei, até mesmo o pulo do gato”. *


MESTRE JOÃO GRANDE


Entretanto, após a morte do Mestre Pastinha, João Grande ficou afastado da capoeira, retornando somente quando os Mestres Moraes e Cobra Mansa o convenceram a voltar a ensinar, na década de 80. Em 1989 foi convidado por Mestre Jelon para visitar os Estados Unidos. Em 1990 ele voltou para apresentar a Capoeira de Angola no Festival Nacional de Artes Negras em Atlanta, Geórgia e em Nova Iorque. Assim, Mestre João Grande decidiu ficar nos EUA e tem ensinado capoeira em sua academia em Nova Iorque.
Atualmente o Mestre João Grande é muito requisitado para palestras, workshop, seminários e batizados de diversos grupos do Brasil e do Mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog