ORIGEM DA CAPOEIRA

ORIGEM DA CAPOEIRA

CAPOEIRA.Quando perguntam a origem local da capoeira, alguns pensam ser ela oriunda da África porque o veículo traz a cor preta na pele.Mas ela nasceu em solo nacional, criada e desenvolvida aqui, por este condutor negro afro-brasileiro.O sanguemestiçodo negro afro-brasileiro, do braço algemado e mercadejado,foi o que ergueu e sustentou a nação: na culinária,no sincretismo religioso,na cultura, na língua(e muito), na música de batucada, no choro, e lamento do grito.

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 Raízes que perfuraram terras, e moveu sangue abatido do guerreiro índio tornado indolente pela mesquinhez européia que ao tentar escravizá-lo, não obteve sucesso. E resultou naaculturação sob a égide do cristianismo jesuítico. O quecontribuiu pro aborígene entender as diferenças cruciaisentre a ética Tupã e a falta de ética do ‘Em nome de Deus!’ Dos caraíbas.Ao relatar como nasceu a luta, o jogo, a dança, ou a ginga desta terra, se faz necessário registrar aa. que alentam a idéia de que Mam’África é o berço de toda ahumanidade.(...)Ancestrais dos africanos,de cor brônzea, povoaram aquele continente 4mil anos, a.C., passando por um período de adaptação intensiva melanócita, escurecendo a pele, onde o resto corria por conta do fator DNA que manteve a adaptação através da informática genética. Excluiram também aqui,o conceito empulho de raça que, segundo o geneticista italiano Luigi Luca Cavalli Sforza em seu ‘Genes, Povos e Língua’, a humanidade deve ser entendida como uma divisão de miríades de etnias e línguas.
Portanto, todos sendo irmãos como numa visãoholística; muito embora nossos irmãos do Oriente Médio, por umângulo separatista, não considerem assim.Suas batalhas milenares, são até hoje, alimentadas pelo ódio do fundamentalismo religioso.Não é menor também, dali, a distância entre este ódio e o que fomentou as guerras intertribais africanas, centenas e centenas de etnias em milhares de nações, no interior de Impérios Afros:A própria organização social tribal dos negros, fomentava o tráfico.Rivalidadestribais e ódios de famílias forneciam aos traficantes a ‘mão-de-obra’ que iam vender na América do Norte e Sul. Em troca, adquiriam bugigangas(miçangas e vidrilhos, guizos, panos baratos, armas e objetos de ferro); importantes moedas de resgate eram a aguardente de cana e o fumo, trocados após o período de guerras incessantes, onde grande parte de tribo vencida era levada ao cativeiro, passando portanto, à categoria de ‘mercadoria negociável’. Entre os Sobas(um dos milhares grupos étnicos) por ex., a escravidão era penalidade imposta aos diversos tipos de delinqüência, e em várias regiões os filhos poderiam ser vendidos pelos pais, e aos reis era lícito escravizar súditos. A todo este sistema não faltou também a intriga intertribal promovida pelos mercadores: portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses, pois sabiam manipular detalhes da Arte da Guerra, a fim de manter este ódio; o objetivo era promover lutas e guerras entre as tribos, para conseqüentemente auferir o produto cativo. Chegavam mesmo a fornecer armas a uma tribo para que invadissem outras; seqüestros de princesas ou mulheres da realeza de uma nação eram atribuídos a membros de outra tribo. Enfim, enfraqueceram os clãs e dinastias africanas, levando-os à corrupção e a decadência unicamente, para escravizá-los.Até aqui, já se pode construir no imaginário a respeito do momento, do clima, das circunstâncias propostas pelo contexto histórico-social, no Brasil,à época, como cada área contribuiu para que geminasse aqui, a semente em solo brasileirona capoeira. Somou-se a ela, aspectos específicos trazidos pelos negros à Terra Brasil is como a arte da dança. Após a colheita do café, os escravos negros costumavam em algumas fazendas comemorar desafogando a tristeza sufocante da alma. E assim dançavam em um círculo de pessoas no pátio ou terreiro da fazenda, unidos pela dor, batendo palmas e requebrando-se; curiosamente, alguns no interior das senzalas, mesclavam à dança, movimentos acrobáticos de pernas, ou pernadas, como mais tarde viriam a se chamar nas regiões: RJ/Salvador (BA.) /Recife (PE.) /SP/e MG.Os negros manifestavam variadas danças guerreiras sob o nome de_ Danse de La Guerre! (São danças rituais com características de luta). Entre elas: a Dança da Zebra _ cerimônia de iniciação realizada entre os nativos de Angola; a Cajuína __ uma dança guerreira; a Uianga_ dança dos caçadores; a Cuissamba_ dança de julgamento e castigo. Estas danças africanas, junto a outros elementos afins formaram o substrato estético gestual da capoeira. Pouco a pouco, definia-se o aspecto luta oriundo das danças guerreiras (Danse de La Guerre) que expressavam a resistência dos escravos negros ao cativeiro, aos maus tratos e trabalhos forçados sob centenas de chibatadas. Além do que, no convívio dos quilombos com mestiços, e negros da realeza, somou-se a percepção de um aprendizado no silêncio das florestas_ animais em movimento de ataque na densa Mata Atlântica. Informações que moldaram tanto o barro quanto o oleiro. O capoeira de golpes mortais. Criava e fortalecia a defesa pessoal, mantendo a sobrevida. Nascimento da luta Nacional_ a gana pela liberdade, e a conquista pela carta de alforria. Nasceu a capoeira, no mato ralo da serra ou mesmo no capoeirão! É nossa!O espírito dela foi forjado pelo tempo, oriundo da bravura do aborígene, da resistência e cumplicidade do negro, e pela disciplina do homem branco.

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