METERIA DO SAITE PMVV

Vila Velha recebe 35º Encontro Nacional de Capoeira

Lívia Albernaz / Foto: Divulgação
Dos dias 22 a 25 de julho, o Ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart (Tartarugão) receberá o 35º Encontro Nacional de Capoeira. Com a presença confirmada dos mestres Capixaba (ES), Merrinho de Caio (MG) e Quito (RJ), o evento vai reunir capoeiristas de todo o Brasil para a realização de cursos, shows, graduações e homenagens aos já falecidos Mestre Bimba e Pastinha.

O evento é promovido pela Associação de Capoeira Quilombo do Queimado em parceria Com a Secretaria Municipal de Cultura Turismo e a Secretaria Municipal e a Estadual de Esporte e Lazer.
 
Uma oficina de capoeira será ministrada na quinta-feira (23), pelos Mestres: Capixaba, Merrinho e Quito. O valor de inscrição para o curso é de R$ 30,00 com direito a camisa e certificado. Qualquer pessoa pode participar. Para as demais atividades, a entrada é franca.
  
Mestres experientes

Com participações confirmadas de alguns dos mais respeitados Mestres de capoeira do Brasil, o 35º Encontro Nacional de Capoeira contará com a presença do mais antigo capoeirista de Minas Gerais, Mestre Cavalieri, que tem 70 anos. Além dele, o carioca Mestre Chita, de 66 anos, demonstrará sua técnica. Os dois provarão que capoeira não tem idade.

O mundialmente conhecido Mestre Capixaba - que tem 50 anos de idade e 36 de vivência no esporte - transmitirá aos participantes sua experiência e paixão pela capoeira. Ele destaca a importância da atividade para a cultura brasileira, lembrando que o esporte ajuda a disseminar a língua portuguesa. “Seja qual for o país, não se joga capoeira sem falar a nossa língua”.
 
Homenagens e graduação
Na oficina, serão realizadas aulas de Capoeira Regional e Angola em homenagem aos falecidos Mestres Bimba e Pastinha. Mestre Bininha, um dos organizadores do Encontro, está ansioso para receber os capoeiristas e promover o esporte em terras capixabas. “No sábado teremos shows e entrega de cordas. São 20 adultos e 80 crianças”. O sistema de cordas e graduação muda de acordo com o nível de cada atleta. O Ginásio Poliesportivo Presidente João Goulart - Tartarugão - fica na Rua Itaiaba, s/nº,  Coqueiral de Itaparica. As inscrições para a oficina podem ser feitas pelo 3039-3228, com Mestre Bininha.
Programação

Quinta (22)  – Abertura do Encontro e aula com Mestres do Espírito Santo
Horário: 19 horas
Sexta (23) – Curso técnico de Capoeira Regional e Angola
Valor: R$ 30,00
Horário: 19 horas
Sábado (24) – Encontro Nacional e entrega de cordas e certificados aos capoeiristas. Shows das bandas Maculelê e Puxada de Rede
Horário: 17 horas 
Domingo (25) – Grande Roda. Confraternização no calçadão da Praia de Itaparica
Horário: 10 horas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog