3 de AGOSTO DIA DO CAPOEIRISTA


Muitas pessoas, "ainda", infelizmente, não sabem, mais o dia 3 de agosto se comemora o dia do capoeirista. Talvez por falta de informação ou mesmo por falta de interesse. Mas vamos lá: 3 de agosto, um dia em que eu particularmente faço o de reflexão. Uma reflexão no sentido de realidade nacional.
Ou seja, será que estou sendo ouvido como brasileiro-capoeirista-educador que sou? Será que o papel social que é desenvolvido através da capoeira não tem valor para o povo brasileiro que, ainda, infelizmente, olha com outros olhos para a capoeira?
Eu ainda não entendo o do porque tanto preconceito para com a capoeira. Hoje em dia, o papel principal da capoeira é de formar bons cidadãos conscientes? Principalmente, sobre o nosso passado!
Através da capoeira o Brasil exporta cultura, musica e principalmente, o nosso bom e velho português. Mais e ai? E, ai que o povo brasileiro ainda não aprendeu a dar valor para aquilo que tem. Ou seja, lembra da invasão Holandesa, guerra dos mercenários, guerra do Paraguai, o surgimento do frevo e do samba? Tenho certeza que não. Mais a nossa capoeira participou dessas batalhas e no desenvolvimento cultural dessas manifestações! E o povo brasileiro não sabe disso. Ou pelo menos, a maioria não sabe. Isso gente, é conteúdo de história, geografia e educação física.
Mais e o "Titulo de Patrimônio Cultural da Humanidade"? Eu já chego lá.
PARABÉNS a todos os nobres capoeiristas (só no Brasil são mais de 6 milhões) que fazem da arte-luta uma forma de socialização, educação, recreação e sendo às vezes reabilitação.
Agora, mas como surgiu essa data: É lei?! E, se é lei, tem que ser cumprida?!

DIA DO CAPOEIRISTA
35ºECONTRO NACIONAL DE CAPOEIRA DO QUILOMBO DO QUEIMADO
Lei nº. 4.649, de 07 de Agosto de 1985 Institui o "Dia do Capoeirista", a ser comemorado anualmente, no dia 3 de agosto, O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Que é um batizado de Capoeira