Lesões na Capoeira

Como já falado neste blog neste mundo da capoeira é comum a alta prevalência de lesões, muito pelo contato direto, bem como pelos movimentos realizados em alta velocidade, de forma repetitiva e algumas vezes inadequadas (principalmente quando se é inciante). A junção desses três fatores vai gerar uma série de comprometimento no atleta que podem ser a longo prazo. Vamos separar por segmentos corporais e mostrar quais os acometimentos mais comuns para determinadas regiões.do corpo.


1. Ombro : é a articulação de maior amplitude de movimento do corpo e na capoeira, uma das mais suscetiveis a aparecer lesões. Nos ombros há também uma grande descarga de peso, principalmente nos movimentos de floreio, onde há a sustentação de peso corporal, como exemplos disso são os movimentos de aú, queda de rim, macaco, s-dobrado entre outros. 
2. Cotovelo: é uma articulação “chata” de se tratar e muitas vezes o quadro de dor persiste por um tempo maior. Normamlente as lesões nessa região estão associadas a traumas diretos ou a movimentos em que há descarga de peso no membro superior, como a parada de mão e o pião giratório. A luxação é bastante comum nesses casos.
3. Punhos: os problemas nessa região estão em sua maioria associadas às quedas (muitas vezes decorrentes de desequilibrio) em que se se faz o apoio no chão, como isto ocorre de forma rápida e de alto impacto as lesões nessas áreas provocam quadros dolorosos mais intensos. E em alguns casos podem gerar trincamento do osso, fraturas nos ossos do punho. Valei ressaltar que a queda com o braço esticado pode gerar lesões tanto em punho como em cotovelo. A queda pós-rasteira é a mais comum quando se diz respeito a lesão nessa região.
4. Coluna vertebral: os floreios são so principais responsaveis pelas queixas de dores na coluna (lombalgias), pois costuma-se utilizar posturas, digamos, poucos usuais ou naturais do corpor humano que exijam flexibilidade e movimentos súbidos e inesperados (reflexos). O movimento de ponte é um exemplo que exige grande ação dos musculos paravertebrais e uso demasiados de força deles,é também nesse movimento que podem ocorrer os estiramentos na musculatura abdominal, que ficará extremamente alongada nesse caso, suscetível ao rompimento de fibras.
5. Joelhos: geralmente ocorrem lesões decorrente de grande sobrecarga que essas articulações recebe, além da exigência nos mais diversos movimentos da capoeira que em sua maioria são movimentos rotacionais que exigem muito das estruturas articulares. Nos joelhos ocorrem sobrecarga gerada pelos impactos no solo (principalmente quando se realiza os saltos), movimentos rotatórios que irão sobrecarregar os ligamentos cruzados anterior e posterior e os colaterais, além disso as torções que são muito comuns. E lógico, sem pode esquecer os problemas de tendinites geradas pelos movimentos repetitivos e traumáticos. Os meniscos também elevam as incidências das lesões no joelho e podem ser lesados facilmente com os altos impactos na articulação (uma vez que eles são os “amortecederoes” dos impactos), bem como nas torções quando eles não acompanham o movimento do osso do quadril e acabam sendo esmagados ou lacerados. Em muitos casos há a necessidade de reparação cirúrgica. Saltos, armada e meia-lua-de-compasso são alguns exemplos de golpes que os joelhos podem ser “mal tratados”.
6. Tornozelo: as lesões nessas regiões, normalmente, surgem em decorrência de entorses (muitas vezes na própria ginga) e traumas ao final dos saltos onde se tem grande impacto da articulação no solo. Os ligamentos são os mais lesionados e os tendões das musculaturas tanto anterior como posterior tendem a inflamar com o vai-e-vem da ginda durante o jogo. ***Em tempo, vale lembrar que os pés dos capoeiristas sofrem com as bolhas de água que surgem com o treino e jogo realizados de pés descalços.
7. Lesões Musculares: A execução de alguns movimentos com excesso de explosão muscular, associada ou não a um mau aquecimento e alongamento, pode levar ao surgimento de distensões, estiramentos e contraturas musculars. Há ainda o contato físico onde os traumas diretos na musculatura irão gerar as chamadas contusões musculares. Todo e qualquer movimento que seja realizado em alta velocidade e com uma amplitude grande poderá gerar problemas nos músculos, os estiramentos são mais comuns na musculatura porterior da coxa e panturrilha.

Obs: em todas as articulações os ligamentos são exigidos e sobrecarregados demais, tudo isso para manter uma maior estabilização articular. As lesões ligamentares vão surgir em todas essas regiões, seja no ombro, cotovelo, joelho, tornozelo ou coluna vertebral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Que é um batizado de Capoeira