AÊ... MANDINGUEIRO ME DIGA DE ONDE VEM A MANDINGA QUE VOCÊ TEM....

CAPOEIRA,EU SOU COMO A ARANHA QUE TECE SUA TEIA PARA VIVER, NÃO TENHO NADA CONTRA NINGUÉM APENAS TEÇO MINHA TEIA.


                                                         O que é mandinga?
por Vivian Fonseca

Mandinga é sem dúvida um dos requisitos mais valorizados pelos capoeiristas das mais variadas vertentes em diversas partes do mundo. Aparecendo como um dom, não é qualquer jogador que ascende a esse patamar. Sendo assim, como definir quem a detém ou não?
Mestre Caiçara Nasceu , em 1924, na cidade de Cachoeira de São Félix. Mestre Caiçara era famoso por seu canto, e sem cobrança de música capoeira é completa sem a sua Academia de Capoeira de Angola São Jorge dos Irmãos Unidos do Mestre Caiçara.






O que é mandinga?


por Vivian Fonseca

Mandinga é sem dúvida um dos requisitos mais valorizados pelos capoeiristas das mais variadas vertentes em diversas partes do mundo. Aparecendo como um dom, não é qualquer jogador que ascende a esse patamar. Sendo assim, como definir quem a detém ou não?

Ela aparece como um elemento de diferenciação no mundo da capoeira, não sendo suficiente pertencer a algum grupo e/ ou escola para tê-la. A capoeira se coloca como uma manifestação na qual o passado, a tradição e o tempo de prática ditam a importância de determinado jogador. Por isso, usualmente, graças a essa própria dinâmica, os velhos mestres são reconhecidamente bons mandingueiros. No entanto, essa característica não é exclusiva a esses baluartes da arte. Um jovem capoeirista pode ser reconhecido pela sua “manha” e destreza no jogo e na vida. Como muitas vezes o jogo da capoeira e o jogo da vida se confundem como na famosa expressão “a vida imita a arte” e/ ou “a arte imita a vida”, quem for bom mandingueiro dentro dos limites da roda, saberá também lidar com as adversidades do dia-a-dia e se adequar tal qual a necessidade do momento. Nas palavras de diversos mestres, a mandinga aparece como uma espécie de savoir-faire que, em último grau, demonstra quem domina ou não os códigos da arte aqui tratada. Como se trata de um jogo de engano, o verdadeiro mandingueiro deve saber dissimular seus atos e intenções, fazendo dos movimentos de seu próprio corpo um mistério para seu camarada de jogo.

Como diria o sociólogo francês Loïc Wacquant, essas atividades carnais, que são ensinadas através da prática e da competência corporal só podem ser aprendidas em sua totalidade na instância última da experiência e dessa própria vivência corporal. Portanto, para viver a mandinga e compreendê-la em sua complexidade talvez fosse preciso entrar na roda. No mais, como essa possibilidade se faz distante, convido o leitor a apreciar uma compilação de depoimentos sobre, afinal, o que é mandinga?

A música;

TÍTULO : MANDINGUEIRO / AUTOR : ESQUILO (DF) A.C.A.P.O.E.I.R.A.


RITMO: S.B.MÉDIO OU S.B. GRANDE

A Ê MANDINGUEIRO

ME DIGA DE ONDE VEM 

ME DIGA DE ONDE VEM 

A MANDINGA QUE VOCÊ TEM

CÔRO

SERÁ QUE VEM DA BAHIA

OU VEM DO RIO DE JANEIRO

ME DIZ QUE EU QUERO APRENDER

EU QUERO SER MANDINGUEIRO

CÔRO

SERÁ QUE VEM DESSA GUIA 

QUE VOCÊ TRAZ NO PESCOÇO

OU SERÁ O PATUÁ

ESCONDIDO NO SEU BOLSO

CORO

DE ONDE VEM O SEU BAILADO

E A SUA GINGA SEGURA

SERÁ QUE VEM DESSA CORDA

AMARRADA NA SUA CINTURA

CÔRO

SERÁ QUE JÁ ESTÁ NO SANGUE

OU SERÁ QUE ISSO É NATURAL

SERÁ QUE ISSO VEM DA RODA

OU DO TOQUE DO BERIMBAU

CÔRO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog