TRADIÇÃO DE BATIZADO DE CAPOEIRA



A Tradição do Batizado


Foi Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba) quem introduziu o batizado na capoeira. Fundador da primeira academia de capoeira (o centro de cultura física regional) o ilustre mestre, em fins da década de 20 e início da década de 30,’ao criar a capoeira regional, dotou a mesma de uma metodologia de ensino, O aluno iniciante aprendia as seqüências (compostas de movimentos de ataque e defesa próprias da capoeira) e era marcada a data do seu batizado na capoeira.

 



O batizado é um dia de festa em que os novos capoeiristas participam pela primeira vez do jogo na roda de capoeira. Esse primeiro jogo é realizado com um professor, contra- mestre ou mestre que ficará sendo o seu padrinho. O aluno batizado (afilhado) deve levar consigo eternamente a lembrança da festa e ter uma eterna admiração pelo seu padrinho.

Porém, o que vem constantemente ocorrendo é uma deturpação do verdadeiro sentido do batizado: academias que batizam e realizam troca de cordel apenas com o intuito de ganhar dinheiro.

Academias em que o jogo do batismo é um verdadeiro martírio para o iniciante, onde só são batizados após levarem pancadas ou quedas.

Onde na minha visão deveria ser difundido o verdadeiro sentido do Batismo ou troca de Cordas.

Representar a escala de evolução do aprendizado do sistema de graduação da capoeira está ligado à trajetória do negro, da África para o Brasil Colônia até chegar aos dias atuais. Ainda bem que são vários os Mestres mais antigos dispostos a manter a Tradição, que para a história do nosso povo é algo importantíssimo.

Salve a Todos os Mestres que Mantém a Arte Preservando suas origens!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog